SAIBA O VALOR MÉDIO DO SALÁRIO POR OCUPAÇÃO

Achei na internet o SALARIÔMETRO, um recurso que lhe ajuda a saber o valor médio do salário para uma determinada profissão.
Com esta ferramenta o trabalhador ou o empregador podem pesquisar no sistema online os valores de salários médios das ocupações, que servem de parâmetro para contratações com carteira assinada.
"A economia tem informação sobre tudo em matéria de preços, mas não tinha sobre o principal, que são os salários. Esse Salariômetro é informação sobre quanto ganha em média cada categoria, cada profissão", disse Serra a jornalistas no anúncio do portal.

O instrumento, desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Questionado se o portal tem possibilidade de alavancar empregos, o secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme Afif Domingos, disse que a elevação de postos de trabalho é consequência apenas do investimento.

"O que eleva o nível de emprego é investimento público ou privado. O que estamos fazendo é fluindo as informações para que haja velocidade na correção de distorções".

O site calcula as remunerações médias das ocupações nos 26 Estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, as informações podem ser detalhadas para os 645 municípios.
O governo paulista oferece ainda o site Emprega São Paulo, onde os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas. Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.



FERRAMENTA PARA PESQUISA ACADÊMICA

Teses, dissertações, artigos, papers... Muito da produção acadêmica e científica está na web e você pode chegar a ela com o Google Acadêmico (scholar.google.com.br), ainda em fase beta. Digite o termo e pressione Pesquisar. Ou clique antes em Pesquisa Avançada do Google Acadêmico, que permite, entre outros refinamentos, selecionar autor e publicação. Na página de resultados, abaixo do campo de pesquisa, você encontra dois outros campos para filtrar o conteúdo encontrado. Num deles, você seleciona uma data de partida para a busca. No outro define se a pesquisa deve incluir citações ou ter pelo menos um resumo. O serviço indica o formato (HTML, PDF, livro, DOC) em que o item está disponível. Nem sempre você terá acesso à leitura – no caso dos livros, por exemplo, pode visualizar somente a ficha técnica. O Google Acadêmico tem uma página de preferências própria. Por ela, você pode, por exemplo, definir links de até três bibliotecas para acesso à leitura das publicações online que a instituição assina – mais isso geralmente exige um login e uma senha de acesso.


Saiba mais sobre o assunto AQUI!

20º ANIVERSÁRIO DO TELESCÓPIO HUBBLE

O telescópio mais famoso da história está há duas décadas em órbita. A 24 de Abril de 1990 foi colocado a bordo do Discovery, e hoje a NASA, antecipando a celebração apresenta novas imagens do céu obtidas por esta maquina cientifica única.

O Hubble permitiu descobertas deslumbrantes e trouxe imagens do Universo nunca antes vistas, que cativaram milhões de pessoas que nunca tinham pensado muito sobre astronomias. Além disto, o telescópio espacial, que necessita de reparações de custos elevados para melhora-lo ao longo dos anos, chega a este aniversario em plena forma, proporcionando informação cientifica de qualidade sobre o céu.

A determinação da idade do Universo em mais de 13 milhões de anos, as observações do cosmos profundo, em que se observou pela primeira vez galáxias de diferentes tipos e formas, muitas delas nos limites do cosmos visível, os ninhos de estrelas onde nascem novos astros, os planetas extrasolares ou os contornos de buracos negros são algumas das contribuições do Hubble para a ciência e o conhecimento geral.

Leia a  matéria completa no CiênciaHoje.