Disco óptico de 1 Terabyte da TDK

A TDK anunciou durante a feira de tecnologia CEATEC (que aconteceu entre 5 e 9 de Outubro em Tokyo) o desenvolvimento de um novo formato de disco óptico capaz de armazenar até 1 TB de dados, 20 vezes mais que os discos Blu-ray convencionais. Os novos discos (que ainda não tem um nome comercial) são baseados em tecnologia já utilizada no formato Blu-ray, e compostos por um "sanduíche" com 16 camadas de dados de 32 GB cada, contra no máximo 4 camadas de 25 GB cada em um Blu-ray convencional.

Segundo o site japonês Tech-On, o tempo necessário para ler uma camada de dados no novo disco é o mesmo para ler uma camada de um disco Blu-ray, e a taxa de erros de leitura está dentro dos parâmetros necessários para comercialização. O principal problema é a espessura das camadas de dados, que é de 260 micrômetros. É o dobro da espessura especificada pelo padrão Blu-ray, o que significa que os novos discos não serão compatíveis com os players atuais.
Fonte: Techon

A comercialização dos novos discos "depende apenas do interesse dos fabricantes", diz a TDK. A empresa sugere que eles poderão ser utilizados para backup, gravação doméstica de vídeo e no segmento de produção de vídeo.