A vacina para largar o cigarro

Uma vacina que bloqueia a sensação de prazer provocada pela nicotina nos fumantes. É este o artifício que cientistas dos Estados Unidos estão testando clinicamente: uma substância que ajuda as pessoas a pararem de fumar e evita que retornem ao vício.
Diferentemente dos tratamentos utilizados até hoje, que investem no abandono gradual do cigarro, a vacina pretende estancar o vício. Chamado NicVax, o novo tratamento está sendo testado em laboratório por médicos da Universidade de Michigan (EUA) em 25 clínicas americanas.

Quando a nicotina entra no sangue cruza rapidamente a barreira entre os vasos e o encéfalo (a chamada barreira hematoencefálica, cuja função é impedir que as substâncias tóxicas a atravessem) e fica presa aos receptores de nicotina no cérebro. Isso provoca a liberação de substâncias que proporcionam a sensação prazerosa.
A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos aderentes à nicotina, criando uma substância grande demais para atravessar a barreira hematoencefálica. Assim, impedem que a nicotina cause a sensação de prazer.
As primeiras fases dos ensaios clínicos mostraram que a vacina é capaz de criar este mecanismo e, como os anticorpos permanecem no organismo por períodos mais longos, evita a retomada do vício.
A reincidência é um dos maiores problemas nos tratamentos atuais do tabagismo. Estudos comprovam que as taxas de recaída podem chegar a 90%.

Os cientistas afirmaram que, nos ensaios clínicos feitos com cerca de mil indivíduos, os participantes tomaram a vacina várias vezes durante 12 meses. Os resultados devem ser divulgados em 2012. Caso haja êxito, a vacina chegará em seguida ao mercado.