Seagate lança o Momentus XT, o HD mais rápido do mundo!

Capacidade de 250GB, 320GB e 500GB, 2.5 polegadas para laptops, o HD híbrido Momentus XT, da Seagate é o HD interno com o disco rígido mais rápido do mundo segundo a própria empresa, e chegará às lojas por menos de 100 dólares.


O disco híbrido é 80 % mais rápido do que os HDs comuns que estamos acostumados, os de 7,200rpm, 100% mais rápido do que os de 5,400rpm, graças aos seus 4GB de SSD acoplados a 32MB de memória no padrão DDR3. Não é assim tão rápido quanto um SSD, mas é muito mais velocidade do que um HD comum, sem contar o preço, que não dá nem para comparar.

O Momentus XT, possuí 4 GB de memória flash que funcionam como um grande cache, armazenando os itens que os usuários mais utilizam, deste modo, as operações realizadas são agilizadas, poupando segundos preciosos. A tecnologia por trás desse sistema não foi revelada pela Seagate, e possivelmente nem será, pois é um segredo, que se fosse revelado, poderia acabar com uma das armas mais preciosas da empresa, e independe do sistema operacional e/ou drivers. O próprio disco analisa os padrões de uso do usuário, e copia os arquivos, melhorando o tempo de carregamento, boot, e outras tarefas diários para o usuário.

Testes foram realizados, e comprovaram que o Momentus XT realmente e superior aos seus concorrentes (HDDs e um SDD), e não somente no quesito velocidade, nos testes sintéticos, o Momentus XT teve resultados bastantes similares a outros HDDs, porém, ficou muito para trás comparado ao SSD, um Patriot Memory Zephyr de 128 GB. Porém, ao rodar o PCMark Vantage pela terceira vez, o ganho no tempo de execução foi considerável.


Fonte: TechClube