MODELO EDUCACIONAL BRASILEIRO CHAMA ATENÇÃO INTERNACIONAL!

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria Municipal de Educação, vem realizando um projeto pioneiro. Este projeto chamou tanto a atenção dos suecos que uma comitiva sueca, formada pela prefeita de Sundbyberg, Helene Hellmark Knutsson (Partido Socialista Sueco), pelo vice-prefeito, Siyamak Sajadian (Partido Verde), e pelo representante do executivo e secretário de Comércio, Sharif Pakzad resolveu fechar acordos de cooperação de desenvolvimento sustentável. Já estão até discutindo formas de adaptação do sistema para as escolas daquela região.

Que programa é esse?
É o Programa de Interação Família Escola, projeto da prefeitura de Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, no qual os professores visitam todos os alunos do jardim I à 5ª série do ensino fundamental.

Como funciona?
Todos os alunos, sem exceção, recebem uma visita às suas residências uma vez por ano, com duração de 50 minutos, feita pelo professor, que recebe uma ajuda de custo de 45 reais por visita.
Bons resultados nos 4 anos iniciais do projeto….

Diminuição de 50% ns taxas de reprovação, e diminuição das taxas de evasão e melhora no desempenho escolar dos alunos
Outros resultados, já não voltados para o lado financeiro, refletem na melhora da auto-estima do aluno, e consequentemente de seu desempenho escolar, pois o aluno vê a preocupação de seu professor com relação a seu desenvolvimento. Do lado do professor, há uma melhor compreensão da realidade de cada aluno. Com essa compreensão, metodologias de ensino são ajustadas e melhoradas, ganhando assim uma personalização. O resultado não poderia ser outro.

Não basta apenas os pais culparem os professores e vice-versa pelo baixo aproveitamento dos filhos na escola. Com essa união promovida pelo programa, todo mundo ganha. O professor tem um ambiente melhor para trabalhar, os alunos têm melhor aproveitamento e os pais ficam mais engajados, se tornam mais responsáveis pela educação de seus filhos e o Brasil tem melhores cidadãos. Só para citar alguns dos benefícios.

Um programa que, sem dúvida, deve servir de modelo, ser copiado por todas as regiões do Brasil. Assim esperamos.
É uma semente que está sendo plantada nesses poucos anos do projeto e que certamente renderão profissionais mais responsáveis e bem sucedidos para os desafios no futuro.

Ah sim, parabéns aos autores e executores desse projeto!

Alguém duvida?

Veja mais detalhes do programa no EducaTaboão. Notícia divulgada pelo Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário