MÃO BIÔNICA PROGRAMADA VIA BLUETOOTH

Empresa escocesa cria software que permite ao usuário de prótese controlar especificações do membro biônico via Bluetooth.



Em 2007, a Touch Bionics já havia lançado a i-LIMB Hand, uma prótese de mão inteira. Em 2009, conforme INFO reportou, foi lançado o ProDigits: dedos robóticos que respondem a comandos individuais.
As duas próteses funcionam com baterias e captam sinais dos músculos do próprio paciente para gerar movimentos correspondentes. O sinal do músculo vai para um software que envia uma corrente elétrica ao dedo, no caso do ProDigits, permitindo movimentos precisos, como pegar uma pinça.



A novidade agora é o i-Limb Pulse, uma prótese de alumínio capaz de agüentar até 90 kg e que pode ter suas especificações ajustadas pelo próprio usuário – ou seu médico. Pode parecer pouco, mas quem possui um membro biônico muitas vezes sofre com a necessidade de recorrer ao fabricante para regular algumas especificações – como a força.
A comunicação Bluetooth é estabelecida via um USB fornecido pela Touch Bionics.
Por meio de um software, é possível ter acesso a análises estatísticas e documentação dos padrões de uso de cada função da prótese. Isso deve ajudar o paciente em seus treinamentos. O software BioSim está disponível em três versões.



A Professional é voltada para médico e fisioterapeutas treinados pela empresa que desejam customizar o iLIMBS Pulse e Pro Digits para necessidades específicas. É possível visualizar os impulsos elétricos do paciente e habilitar e desabilitar funções e movimentos.
A Basic é também para profissionais da saúde, porém para aqueles que não receberam treinamento específico com as próteses. Já o MyBioSim é para os próprios usuários selecionarem as funções mais úteis nas suas atividades do dia-a-dia. Eles podem usar o software em seus computadores pessoais e alterarem a configuração de força do i-LIMB Pulse para suas necessidades.

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário