CONSEQUENCIAS DE FICAR 24 HORAS CONECTADO

Quantas vezes você checa seus e-mails por dia? E o Twitter? Isso afeta a maneira como você realiza suas tarefas do dia a dia? Pois é exatamente isso que está sendo observado em pessoas que podem ficar conectadas o tempo todos através de aparelhos eletrônicos, os chamados gadgets.


Primeiro foram os laptops, computadores portáteis que podiam ser levados a qualquer lugar, possibilitando a pessoa realizar suas tarefas em qualquer lugar. Depois vieram os celulares, modificando a maneira como falamos ao telefone. Não é mais aceitável para uma pessoa não estar disponível ao telefone.

A Internet veio modificar a maneira como nos comunicamos e como consumimos as mais diferentes mídias. A união de todos estes meios possibilita uma conexão contínua.

Em casa ou na rua a pessoa está conectada a Internet , seja em um desktop ou em um notebook (ou netbook), que pode acessar redes Wi-Fi ou 3G para se conectar na net. Quando nenhum deles está presente é possível entrar com um celular e muito brevemente os tablets (como o iPad) chegarão para nos deixar ainda mais ligados na rede.
Por causa disso as pessoas estão modificando a maneira que realizam seus trabalhos. Já lhe ocorreu durante a realização de alguma tarefa a vontade de checar seus e-mails, atualizar o Twitter ou checar sua conta no Facebook ou Orkut?
As pessoas consideradas multitarefas trabalham, ouvem músicas, conferem notícias, atualizam status em redes sociais e as vezes até param para jogar. Tudo ao mesmo tempo. Pesquisadores estão tentando descobrir se isso é uma coisa boa, se afeta a produtividade e se no fim das contas o cérebro das pessoas está aprendendo uma nova maneira de trabalhar.
Um dos primeiros problemas que podem ser observados é a dificuldade destas pessoas em se desligarem do mundo virtual. Posso dizer por experiência própria que é complicado. Ainda não estou conectado o tempo todo através do 3G, mas sempre que posso ligo o notebook (que dificilmente não está comigo) para checar mensagens instantâneas, e-mails ou minha conta no Twitter.
Atualmente a quantidade de informações que recebemos diariamente é três vezes maior do que em 1960 e isso pode estar mexendo com nossa capacidade de manter o foco em alguma coisa. As pessoas consideradas multitarefas estão tendo maiores problemas em descartar informações irrelevantes.
Isso não quer dizer que a tecnologia seja um inimigo. Estudos indicam que usuários da Internet têm maior facilidade em encontrar informações e que jogadores de tipos específicos de games têm uma maior precisão visual.
Outro problema encontrado é que pessoas que passam muito tempo realizando diferentes tarefas ao mesmo tempo dificilmente se desligam delas, mesmo fora do ambiente de trabalho. Afinal quem não parou para ler e-mails de trabalho em casa ou até mesmo durante as férias?
Eu nasci junto com os primeiros computadores pessoais, em uma época onde não existia a Internet. Por isso meu cérebro já funcionou de uma maneira e agora se adapta aos novos tempos. Se bem que desde aquela época tentava fazer diversas coisas ao mesmo tempo e sempre tive problemas em manter o foco em uma tarefa apenas.
É preciso ver como isso está afetando a geração mais nova, que está tendo acesso a toda esta tecnologia ao mesmo tempo que aprende a falar.

Fonte: The New York Times


Nenhum comentário:

Postar um comentário