Atualização do McAfee com falha!

Uma atualização da McAfee classificou o ficheiro “svchost.exe” como ameaça a evitar. Ontem, milhares de máquinas ficaram paralisadas. Motivo: o “svchost.exe” é um ficheiro crucial do Windows XP.
O fórum de suporte da produtora de antivírus não tardou a refletir o caos registado em algumas empresas que usam os antivírus McAffe – e nem sempre os termos utilizados foram os mais polidos.
Face a tamanha avalanche de reclamações, a McAfee não tardou a reagir, admitindo que tinha inserido na lista de potenciais ameaças cibernéticas um ficheiro que é usado para acessar DLL’s no Windows XP.
O erro, agora detectado, apenas produz efeitos nas máquinas que operam com Windows XP e têm o Service Pack 3 instalado. Não há relatos de efeitos nocivos em sistemas operacionais Windows Vista ou Windows 7.
A McAfee alerta os usuários para não procederem o download lançado ontem e, de acordo com a Computerworld, já disponibilizaram um conjunto de instruções para resolução do problema.
Desconhece-se quantos computadores foram afetados em vários pontos do globo por este erro – apenas se sabe que o fórum de suporte da McAfee foi suspenso ontem por excesso de participações.

A SOLUÇÃO:

Ontem a McAfee divulgou os passos necessários em seu site (consumidores devem procurar aqui). Hoje, ela disponibilizou uma ferramenta semi-automatizada, batizada "SuperDAT Remediation Tool" que pode ter de ser executada após entrar no modo de segurança do Windows. Baixe a ferramenta em um sistema que consegue se conectar à rede ou à internet, e então copie-a para um pendrive. Vá com ele de PC em PC, rodando-a em cada um deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário